Vodka de Leite… para beber com moderação!

A vodka, uma das bebidas espirituosas mais consumidas em todo o mundo, é normalmente feita a partir de cereais, nomeadamente trigo e centeio, mas também de batata e até erva. Porém, a Black Cow é uma vodka feita a partir de… leite.

Com origem entre a Rússia e Polónia no século XIV, a vodka é um produto destilado, e acredita-se que seu processo de destilação seja baseado nos ensinamentos da fermentação do arroz, feita pelos chineses há mais de 2000 anos. Na Rússia ela é feita principalmente a partir do trigo enquanto na Polónia, usa-se mais uma mistura de centeio.

Os grãos ou até batatas e outros produtos agrícolas são fermentados e então destilados até se obter a intensidade de sabor e aroma desejados. Procede-se então a uma filtragem múltipla com carvão ativo, seguido de diluição em água, até atingir o teor alcóolico que se quer. Como há diversidade nas matérias-primas, também há bebidas com as mais diversificadas características.


black_cow

E é aqui que começa a história de Jason Barber, do sudoeste de Inglaterra, o criador da vodka de leite, quando procurava diversificar a sua produção. A inspiração apareceu quando ele aprendeu sobre as técnicas que os mongóis utilizavam para fazer álcool rudimentar com matéria-prima animal que, adaptadas ao seu campo e rebanho, deram origem à Black Cow, feita inteiramente de leite. e acredita-se que o seu processo de destilação seja baseado nos ensinamentos da fermentação do arroz, feita pelos chineses há mais de 2000 anos.

Como é feito

O leite é separado em coalhada e soro. A coalhada é usada para produzir queijo cheddar, e apenas o soro é fermentado, destilado e filtrado 3 vezes para se tornar vodka. O sabor final não é lácteo, mas é ligeiramente cremoso, com um grau alcoólico de 40%, e harmoniza perfeitamente com o queijo cheddar, segundo o produtor. Para saber mais sobre a vodka de leite, veja este vídeo:


Até ao momento, segundo o portal MilkPoint, a vodka de leite é vendida apenas no Reino Unido e em Singapura, mas a previsão é que chegue a outros países.

Se vai beber deste leite, não se esqueça de beber com moderação!

Fonte: Milkpoint.

1 visualização0 comentário

©2023 - Root. All Rights Reserved. Designed & Developed by Broono

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn