Sirane abre fábrica no México para apoiar exportação de frutos vermelhos na região

A Sirane, empresa multinacional de soluções de embalagens, sacos e absorventes para a indústria agroalimentar, vai abrir mais uma unidade de produção, desta vez na América Central, com vista a fornecer o mercado de pequenos frutos daquela região, principalmente com as suas soluções para o prolongamento da vida útil dos frutos, num mercado onde, por exemplo, 97% da produção de mirtilos é destinada à exportação.

A nova fábrica da Sirane América Central está sediada em Guadalajara, no coração do México, e localizada estrategicamente, perto das principais regiões produtoras de frutos vermelhos. Inicialmente, a atividade terá maior foco na produção das almofadas absorventes para alimentos frescos – em particular para o mercado dos pequenos frutos e frutas delicadas. No entanto, os planos passam pela expansão da produção, de forma a incluir outras soluções de embalagem na área alimentar da empresa, incluindo os inovadores sacos para cozinhar.

Foco no Mercado dos Pequenos Frutos

“A Sirane da América Central é um grande passo para a empresa. Foi um desafio, inaugurar uma nova fábrica a milhares de kms de distância e equipá-la com maquinaria construída em Telford – mas na Sirane gostamos de desafios”, afirmou Simon Balderson, Diretor Geral do grupo.

“Regularmente, perguntam-nos: porquê o México? Bem, México é o lugar perfeito para a Sirane começar a produzir. No que diz respeito à fruta delicada, essencialmente os pequenos frutos, esta região é uma das maiores produtoras no mundo, no entanto, geograficamente está distante de muitos dos seus mercados de destino, pelo que o aumento do tempo de vida útil dos frutos torna-se uma enorme mais valia para todos os agentes intervenientes na cadeia de exportação, desde o produtor ao distribuidor”.


Nova fábrica da Sirane no México.

Nova fábrica da Sirane no México.


“Este prolongamento da vida útil dos produtos tem grande importância para os produtores mexicanos, e eles compreendem o seu valor. Eles são muitos experientes e altamente treinados nesta área, e por isso esta oportunidade é perfeita para nós. O mercado mexicano de exportação de fruta tem crescido significativamente nos últimos anos”. Nos últimos anos, a Sirane investiu grande parte dos seus recursos em I&D no prolongamento de vida útil de alimentos frescos, conseguindo desenvolver produtos muito eficazes. “Tudo encaixa na perfeição”, adianta o Diretor Geral da empresa.

A indústria Mexicana de fruta delicada é uma das maiores no mundo. Enormes quantidades de frutas, incluindo morangos, amoras, framboesas e mirtilos são exportados para a Europa, América do Norte e até para o Extremo Oriente – tornando as embalagens de vital importância.

Indústria Mexicana de Mirtilos Exporta 97% da produção

Uns surpreendentes 97% da produção total de mirtilos, por exemplo, são exportados – e no início deste ano o país começou a exportá-los, pela primeira vez, para o mercado. Outras regiões da América do Norte, do Sul e da América Central são também exportadoras significativas de frutas e, portanto, a Sirane América Central estará no local ideal para satisfazer a procura em toda a região – impulsionada por uma procura mundial pelos frutos vermelhos, 365 dias por ano.

Em 2014, os EUA produziram 255.460 tn de mirtilos, mas devido à procura durante todo o ano, ainda importou 106.460 tn, no valor de 530,5 milhões de dólares, dos quais 60% vieram do Chile. Com 161.430 tn de morangos importados – 99,7% dos quais provenientes do México – e milhões de dólares em framboesas, a escala da indústria nas Américas torna-se clara, e isso sem as exportações que saem do continente.

Simon acrescentou: “Visitei a região e descobri que os produtores eram muito recetivos às novas tecnologias e desejosos de se envolver. Eles estão seriamente comprometidos e entusiasmados com o que estamos a oferecer. “Ao abrir a fábrica no México, a Sirane pode agora oferecer um melhor serviço e melhor tecnologia para a região, enquanto também ganha conhecimento e experiência. As redes de transporte também nos ligarão com os principais mercados da América Central e do Norte.

“A localização em Guadalajara é perfeita, perto das principais regiões de crescimento, perto de clientes, e num parque empresarial de inovação com acesso fácil à autoestrada Pan-Americana – com significantes infraestruturas de ligação por estrada com a grande parte da América do Norte e Central. “Nós também seremos capazes de fornecer para a América do Sul, e em particular os mercados de frutos vermelhos no Chile e no Uruguai. A nossa nova base no México tornará o atendimento a esses mercados muito mais fácil “.

A Sirane oferece uma variedade de almofadas absorventes para frutas, incluindo absorvência standard, almofadas absorventes Soft-Hold e as novas almofadas antimicrobianas Dri-Fresh ABV, que contêm uma mistura de bio-flavonóides naturais e ácidos orgânicos que reforçam naturalmente as próprias defesas de proteção das frutas, para além da solução de almofadas com absorção de etileno incorporada. Todos estes produtos irão ser fabricados na nova unidade de 1.500 m2 em Guadalajara, num parque de inovação onde há espaço para expandir à medida que o negócio cresce.

E os planos para produção adicional já estão a postos para 2017. A Sirane oferece uma ampla gama de soluções prontas a cozinhar no forno e microondas, e é esta gama de produtos Sira-Cook que será o próximo foco na América Central. Adam Green, presidente da Sirane North America, disse: “Já temos uma quantidade significativa de negócios que podem ser fornecidos via Guadalajara, e a produção do México dá-nos uma ótima oportunidade para expandir esse negócio em toda a América”.

A nossa gama Sira-Cook inclui sacos para cozinhar a vapor para o forno / microondas e sacos de cozinhar no forno / churrasco – ambos ótimos para vendas ao balcão (pronto a levar). Os sacos permitem que as lojas vendam ‘refeições em cru’ num formato simples para o cliente acabar de cozinhar.

Simon Balderson acrescentou: “A Sirane México vai criar emprego na região para engenheiros – já temos um gerente de produção, Gibran Guerrero, que foi recrutado localmente e que supervisionou a instalação da maquinaria e a preparação para começar a produção – Cientistas e operários na fábrica. Tivemos grande ajuda da Pro México no Reino Unido, bem como do governo mexicano e das autoridades locais em Jalisco.

“A Sirane América Central é um passo significativo para o grupo. Fomos encorajados a cada passo que demos, por pessoas da indústria mexicana de frutas e por funcionários do governo, e agora estamos ansiosos pelo dia em que os primeiros produtos irão ser produzidos”.

Para mais informações:

david.silva70@sapo.pt | +351 966 062 562


logo-sirane-food_mini

#Investimento #Mercados #PequenosFrutos

0 visualização0 comentário

©2023 - Root. All Rights Reserved. Designed & Developed by Broono

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn