Rússia é o maior exportador mundial de trigo

Com as exportações de trigo projetadas para 30 milhões de toneladas, um recorde absoluto, a Rússia ultrapassa a UE e os EUA, os seus principais concorrentes, tornando-se o maior exportador mundial desta cultura.

A Rússia tem vindo a aumentar as suas exportações de trigo para os mercados internacionais, na sequência do esforço do Governo russo em desenvolver a agricultura do país, sobretudo no momento em que o embargo russo aos produtos europeus ainda está em marcha.

Segundo a previsão do USDA – Departamento de Agricultura dos EUA, a Rússia será capaz de colocar 30 milhões de toneladas de trigo no mercado mundial – isto é, mais do que todos os 28 países da União Europeia juntos. A queda registada nas colheitas da França (o maior exportador da UE) e da Itália, por exemplo, abrem novos mercados para a Rússia.

“A Rússia tem vantagens logísticas e de transporte para mercados em crescimento no Norte da África, África Subsaariana e Oriente Médio, e pode facilmente aumentar a sua participação de mercado nessas regiões para substituir parte das exportações reduzidas da UE”, lê-se no relatório dos Estados Unidos.

Enquanto o USDA sugere que a Rússia produzirá 72 milhões de toneladas de trigo neste ano, o Ministério da Agricultura da Rússia prevê a colheita de 73 milhões de toneladas de trigo, já que também leva em conta a colheita obtida na Crimeia.

Fonte: Gazeta Russa.

#Exportação #Mercados #Trigo

0 visualização0 comentário

©2023 - Root. All Rights Reserved. Designed & Developed by Broono

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn