Projecto Farmoo vence na 9.ª edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação | Crédito Agrícola

O Projeto Farmoo, um Software de apoio à decisão aos agricultores no que respeita à recomendação hídrica das suas culturas, que promove uma rega mais sustentável e eficiente, vence na 9.ª edição do Prémio Empreendedorismo e Inovação, na categoria Digitalização e Automação.


Esta iniciativa visa apoiar a inovação das empresas e premiar o futuro nas categorias: Digitalização e Automação; Economia Circular e Biotecnologia Sustentável; Alimentação, Nutrição e Saúde; e Promoção na Inovação. Adicionalmente são ainda atribuídas duas distinções de reconhecimento especial, o Projecto de Elevado Potencial, promovido pelo Crédito Agrícola, e a Menção Honrosa Jovem Empresário Rural.


O projecto Phos2Recycle foi eleito na categoria Economia Circular e Biotecnologia Sustentável pelo desenvolvimento de uma ferramenta digital que prevê, com alta precisão, as transformações físicas, químicas e biológicas que ocorrem nas ETARs e que permite desenhar e optimizar o processo de recuperação de biofertilizantes para utilização em água de rega de campos agrícolas.


Na categoria Alimentação, Nutrição e Saúde, o galardão foi atribuído ao projecto Ethical Meat, que visa o desenvolvimento de metodologias e processos inovadores em todas as fases da cadeia de produção de carne – do “prado ao prato”, promovendo a eficiência na criação de bovinos, maior qualidade da carne e produção mais sustentável.

O projecto AlertaARROZ, eleito na categoria Promoção da Inovação, permite a capacitação e apoio técnico aos agricultores e à produção, baseado em técnicas inovadoras de deteção e de diagnóstico precoce de nemátode das galhas radiculares do arroz.



Na categoria Projecto de Elevado Potencial promovido por associado do Crédito Agrícola, o destaque vai para o projecto Rewine, uma ferramenta de suporte, dirigida às empresas do sector vitivinícola, para promover a implementação de boas práticas que agilizem a transição para um modelo de economia circular.


A Menção Honrosa Jovem Empresário Rural foi atribuída ao Sistema Autónomo para a Colheita de Framboesa para o Mercado de Frescos, um sistema baseado em robótica, inteligência artificial e automação para integração de tecnologia autónoma no processo de colheita de framboesa fresca, permitindo ter uma época de colheita mais eficiente.


Foi ainda entregue o troféu Árvore do Conhecimento, através do programa Born From Knowledge – BfK Awards, atribuído pela ANI, ao projecto EcoX, considerado o melhor projeto ou entidade que mais se destacou em actividades de Investigação & Desenvolvimento. O EcoX foi o escolhido pela ANI, pelo desenvolvimento e produção de diversos produtos de limpeza, nomeadamente de detergentes, que, para além de biodegradáveis e vegan, são obtidos sob um conceito de economia circular e valorizando um resíduo – óleo alimentar usado – causador de vários problemas ambientais. Este conceito inovador reduz em mais de 50% a extração de recursos naturais necessários para a produção de diversos produtos de limpeza.


O Prémio Empreendedorismo e Inovação Crédito Agrícola é organizado pelo Crédito Agrícola em parceria com a P-BIO – Associação Portuguesa de Bioindústria e conta com o apoio institucional do Ministério da Agricultura e Alimentação, em articulação com a Rede Rural Nacional e com a Agência Nacional de Inovação.


Os projectos vencedores podem ser vistos em www.premioinovacao.pt.

72 visualizações0 comentário

©2023 - Root. All Rights Reserved. Designed & Developed by Broono

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn