Produtos lácteos portugueses com via aberta para a Colômbia

O mercado da Colômbia para leite e produtos lácteos portugueses abriu e nos próximos dias serão publicadas as listas das empresas autorizadas a exportar para o país sul-americano. Após a publicação, poderá iniciar-se o processo de trocas comerciais.

A conclusão deste processo, um dos dossiês em que o Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural tem trabalhado com as autoridades colombianas, representa mais um ponto de apoio para a produção nacional e de incremento das exportações para o setor. Dada a distância geográfica entre os dois países, os produtos lácteos mais propícios a chegarem ao mercado colombiano serão, por exemplo, o queijo português.

O Ministério continua a trabalhar em novos mercados de exportação para os produtos portugueses e o próximo poderá ser o venezuelano, uma vez que as autoridades do país sul-americano já pediram uma lista atualizadas das empresas exportadoras. Em causa está o processo de revalidação das credenciais de exportação de carne de porco, que expiram em agosto e deverão ser revalidadas.

Os serviços do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural tencionam aproveitar a oportunidade para desencadear o processo de credenciação de empresas produtoras com capacidade de exportação de leite e de produtos lácteos, tendo em vista a abertura do mercado venezuelano também para estes produtos. Em setembro deverá estar em Portugal uma missão empresarial cubana que integra um perito cuja função será habilitar empresas de venda de peixe, carne e produtos lácteos portugueses para aquele país. O objetivo é abrir novos canais de exportação para a produção nacional.

Antes disso, em julho, é esperada uma missão de inspetores líbios que vem avaliar o sistema nacional de inspeção sanitária para efeitos de exportação de bovinos, ovinos e caprinos para a Líbia. Foram já efetuadas algumas transações comerciais, mas o objetivo é permitir o trânsito regular de animais vivos para aquele país.

Fonte: Portal do Governo.

0 visualização0 comentário

©2023 - Root. All Rights Reserved. Designed & Developed by Broono

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn