Produção e Comercialização de Pera

Originária da Europa Oriental e da Ásia Ocidental, a Pera é uma das frutas de maior relevo das regiões temperadas. Atualmente, os principais produtores de pera no mundo são a China, Itália, Estados Unidos, Argentina e Espanha.

Em Portugal, a área de cultivo de Pera é de aproximadamente 13.000 hectares, e a produção anual ronda as 190.000 toneladas, com uma faturação de 140 milhões de euros. A produção deste fruto gera anualmente cerca de 5.000 postos de trabalho, sendo que, na altura da colheita, este número sobre para próximo dos 13.000 trabalhadores.

Produção

A Região do Oeste e Ribatejo é a grande produtora de pera, com uma representatividade superior a 85% em termos de área e produção total. A restante produção distribui-se pela Região de Leiria e também em Pinhel, Covilhã e Fundão. A variedade Rocha domina de forma esmagadora a produção nacional, com uma representatividade de 95%. As outras variedades produzidas com alguma expressão são a Bravo Esmolfe, a Passe Crassane, a General Leclerc, a Doyennédu Comice, a Lawson, a Carapinheira, a Morettini, a Clap’s Favourite, a Pérola e a D. Joaquina.

A Pera Rocha do Oeste (produto com Denominação de Origem Protegida – DOP), é uma variedade exclusiva de Portugal. O know-how dos produtores do Oeste, aliado às condições edafo-climáticas da Região, são a razão para a conceção deste produto original, com qualidades organoléticas muito apreciadas e reconhecida além-fronteiras.

A origem da pera Rocha remonta ao Séc. XIX (1836), no município de Sintra. A variedade foi obtida por uma semente ocasional, na propriedade do Sr. Rocha, cujo nome de família inspirou o nome desta variedade de pera.

pera-rocha

Características

Para além do seu consumo em fresco, a Pera é também muito utilizada em sobremesas, bolos, compotas, cremes e gelados, é também recomendado o seu consumo como acompanhamento de pratos de sabor forte, como o queijo picante.

O valor nutritivo da pera depende do grau de maturação do fruto: muito madura, perde cerca de ¾ do valor total dos nutrientes que a compõem; porém, em verde, é nociva para o estômago, devido à sua indigestibilidade.

No ponto certo de maturação, apresenta valores nutricionais muito ricos: possui uma quantidade razoável de sais minerais, como Sódio, Potássio, Fósforo, Cálcio, Enxofre, Ferro, Magnésio e Silício, é rica em fibras, e contém as vitaminas A, B1, B2, B12 e C. Considerada um produto diurético, é utilizada normalmente como coadjuvante do tratamento da hipertensão arterial e da obstipação.

Quando possui boa qualidade, apresenta casca firme (sem dureza), sem fissuras, cortes ou manchas pardas. Para conservar o aroma e sabor, deve ser guardada num local fresco e seco, mas não no frigorífico.

É um fruto bastante resistente ao manuseamento e transporte (também de longa distância), possuindo boas características pós-colheita (grande capacidade de conservação).

Mercado

A época de comercialização da pera realiza-se desde agosto até maio. Cerca de metade da produção tem como entreposto as Organizações de Produtores, com a outra metade a ser comercializada através de grossistas e outros operadores individuais.

Desde há mais de uma década que a Pera Rocha se começou a impor no mercado externo, contribuindo decisivamente para um saldo positivo do comércio pera na Balança Comercial portuguesa. Aproximadamente 70% da produção de Pera Rocha destina-se ao mercado interno e a restante é exportada para países da Europa, como o Reino Unido, Rússia, Irlanda, França e Espanha, e para o resto do mundo, com maior incidência para o Brasil, Canadá e EUA.

No que concerne às importações, cerca de 60% do seu volume concentra-se nos meses de março, abril e maio, e provém na sua maioria de países do Hemisfério Sul, nomeadamente a Argentina, Chile e África do Sul que, em conjunto, detêm uma quota de 50% no mercado português. Dentro da UE, a Espanha é o maior fornecedor do mercado nacional, com uma quota de 40%.

Fontes: SIMA / Hortinet / ANP.

Artigo Patrocinado por:


koppert-patron

#Pera #Produção #Comercialização #Futicultura #Mercados #agronegócio #PeraRocha

0 visualização0 comentário

©2023 - Root. All Rights Reserved. Designed & Developed by Broono

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn