Previsões agrícolas do INE apontam para uma redução da superfície de cereais outono/inverno

As previsões agrícolas em 31 de dezembro, do Instituto Nacional de Estatística (INE), apontam para uma diminuição da superfície de cereais de outono/inverno, de -5%, e de uma redução de -20% de azeitona para azeite, face a 2016. A produção de leite decresceu 5,8%.

As previsões agrícolas em 31 de dezembro, do Instituto Nacional de Estatística (INE), apontam para uma diminuição da superfície de cereais de outono/inverno, de -5 por cento face a 2016.

Segundo o Boletim Mensal de Agricultura e Pescas de Janeiro de 2017, do Instituto Nacional de Estatística (INE), a campanha atual decorre sem incidentes e as searas apresentam um desenvolvimento vegetativo regular. Em relação à azeitona para azeite, cuja colheita está próxima da conclusão, espera-se uma diminuição significativa da produção, de -20 por cento, resultante, sobretudo, das condições climáticas adversas na fase de vingamento dos frutos.

No que diz respeito à produção de leite, a recolha de leite de vaca foi de 136,1 mil toneladas, o que representou um decréscimo de 5,8 por cento, -0,6 por cento em outubro. A produção total de lacticínios diminuiu 3,5 por cento, -0,3 por cento em outubro, devido ao menor volume de leite para consumo.

Em relação aos preços e índices agrícolas, em dezembro de 2016 as maiores variações foram observadas na batata, de mais 57,6 por cento; nos suínos, mais 25,7 por cento; nos frutos, mais 13,3 por cento; nas plantas e flores, mais 12,7 por cento, azeite a granel, com mais 11,0 por cento e nas aves de capoeira, menos 10,4 por cento.

Em comparação com o mês anterior, as alterações mais significativas registaram-se nos ovos, mais 14,7 por cento; nas plantas e flores, mais 8,7; nos frutos, mais 5,4 e nos ovinos e caprinos, mais 5,1 por cento.

Para aceder ao Boletim, clique aqui.

Fonte: INE (via Confagri).

0 visualização0 comentário

©2021 - Root. All Rights Reserved. Designed & Developed by Broono

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn