PDR 2020 tem 600 mil euros para apoio à cooperação inter-profissional

A entidade gestora do PDR 2020 acaba de emitir o Anúncio 02/5.2.1/2019, no qual abre candidaturas à Operação 5.2.1 – Organizações Inter-profissionais – cooperação inter-profissional (2º Anúncio). Este apoio, de reforço ao associativismo, tem uma dotação orçamental de 600 mil euros.

A submissão de candidaturas pode ser feita até 29 de Maio.

Com esta medida o PDR 2020 pretende apoiar a execução de planos de acção a implementar por Organizações Inter-profissionais que promovam condições propícias a uma maior cooperação, equidade e transparência nas relações entre os diferentes níveis das fileiras dos sectores agrícola, agroalimentar e florestal, e a um grau mais elevado de auto-regulação.

Melhoria da rentabilidade

Por outro lado, as candidaturas à medida do PDR 2020 para a cooperação inter-profissional devem contribuir para a melhoria da rentabilidade económica das fileiras, da segurança alimentar, da qualidade dos produtos, do acesso dos produtos ao mercado e da utilização dos recursos deforma mais eficiente e sustentável.

Atividades a apoiar

A tipologia das actividades a apoiar visa a melhoria da rentabilidade económica das fileiras, melhoria da segurança alimentar ou da qualidade dos produtos das fileiras e melhoria do acesso dos produtos ao mercado.

Pretende-se assim com este apoio reforçar a cooperação dos agentes representativos da fileira, com o incremento do esforço de auto-regulação que permita desenvolver acções que vão para além do funcionamento e gestão corrente destas estruturas associativas e que permitam uma evolução qualitativa e quantitativa das fileiras que estas organizações representam.

Pode ler o Anúncio 02/5.2.1/2019 completo aqui. Candidaturas no site do PDR 2020.

Fonte: revista Agricultura e Mar Actual.

0 visualização0 comentário

©2021 - Root. All Rights Reserved. Designed & Developed by Broono

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn