PDR 2020: desbloqueados 270 milhões de euros
A maioria dos apoios distribuídos pelo Programa de Desenvolvimento Rural 2020 são para apoio ao investimento. Ministro da Agricultura afirma que ritmo de aprovação está a chegar aos “mil projetos por mês”.
A gestão do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 (PDR2020) desbloqueou o pagamento de 270 milhões de euros de apoio público aos agricultores, sendo a maioria destinados a medidas de apoio ao investimento. Em declarações ao jornal Público, o ministro da Agricultura Capoulas Santos adiantou que nos últimos seis meses foram “contratados mais de 3000 projetos, a que correspondem cerca de 550 milhões de euros de investimento e 270 milhões de verbas públicas” e que estão agora “a entrar num ritmo de mil projetos aprovados por mês”, afirmou.
O número de projetos submetidos é de 25.000, após a abertura dos recentes concursos destinados a financiar desde projetos no regadio aos incentivos à transformação de produtos agrícolas.
4.000 milhões disponíveis
O programa comunitário de apoio à agricultura é financiado pela Comissão Europeia e Portugal irá dispor de 4.000 milhões de euros durante o seu período de vigência para gastar este valor, complementando este pacote de ajudas com verbas nacionais do Orçamento de Estado.
Relativamente às previsões de execução do programa para 2016, o Governo espera ter todas as medidas previstas no PDR 2020 “com aviso de abertura, abertas, aprovadas ou contratadas este ano”.
Fonte: Público.