O Mercado Global do Morango

Na Europa, é a altura do morango. Este fruto está disponível amplamente, mas o mercado não funciona na perfeição em todos os países.

A Holanda e a Bélgica estão com problemas e o mau tempo na Polónia e na França baixou o ritmo de produção. Os britânicos gostam de morangos e estão a gastar dinheiro com este pequeno fruto como nunca. A China irá abrir as suas fronteiras e os morangos norte-americanos e australianos estão a passar por uma temporada instável. Portugal registou um consumo médio, assistindo a uma ligeira queda nos preços.

A loucura por morangos no Reino Unido

A temporada começou a 24 de maio. Este ano, estima-se que alcance as 74.000 toneladas, um aumento de 11% relativamente ao ano anterior. Os morangos são a fruta de verão preferida dos britânicos, sendo este o produto mais vendido dos últimos 4 meses. Segundo as estatísticas, vendeu-se uma embalagem de morangos a cada segundo, o que equivale a 50 milhões de embalagens por ano. As vendas de morango geraram 564 milhões de libras, o que equivale a 51% do mercado de frutos vermelhos, que tem um valor total de 1.100 milhões de libras. No Reino Unido, os frutos vermelhos representam 21% do consumo total de fruta, uma quota maior do que a das maçãs e bananas. O segmento cresceu 132% na última década.

Holanda: a campanha ao ar livre começa mal depois de uma boa campanha em estufa

A humidade tem importantes consequências na produção e consumo de morangos. “Prejudicou durante um largo período de tempo. Com o bom tempo, as vendas triplicam”, afiram os comerciantes holandeses. Nesta primavera a campanha em estufa foi muito boa, mas tal não se verificou em campo aberto, registando-se diferenças significativas de preço entre as produções de estufa e ar livre. Os melhores morangos têm sido vendidos entre 1,5 e 1,7€, enquanto que o preço do fruto cultivado em campo aberto ronda 1 euro. Existe uma grande diferença no tempo de vida pós colheita dos frutos e isso afeta significativamente o preço.

Situação dececionante no mercado belga

Dia 14 de junho, o preço alcançou mínimos, indo para valores abaixo de 1 euro por kilo. Más notícias, sobretudo para os produtores em campo aberto.

Otimismo polaco vira depressão

O preço ronda também 1 euro. Devido à chuva, a qualidade varia e o fornecimento é reduzido. Após as chuvas, registou-se um período seco que prejudicou a qualidade. Antes da chuva, esperava-se uma boa temporada, mas o tempo prejudicou todo o processo. As noites frias também afetaram o processo de maturação.

Chuva baixou ritmo da temporada francesa

O tempo em França também não foi benéfico nem para o cultivo nem para o consumo. As temperaturas pouco estáveis e as fortes chuvas de final de maio e início de junho fizeram mossa em algumas das cultivares precoces. A oferta também se manteve limitada e a colheita foi afetada.

Itália otimista

Em Itália registaram-se bons resultados com bons preços, atingido em alguns casos os 3 e 4 euros o kilo. Devido à baixa oferta e alta procura, registou-se muito espaço para a importação. O consumo de morango aumentou 20% na última década. Os consumidores italianos cada vez mais preferem morangos nacionais e estão dispostos a pagar um pouco mais por eles. As cadeias de distribuição estão a prestar mais atenção às diferenças nas cultivares (variedades). Os supermercados no Norte da Europa (como por exemplo a Dinamarca), têm mostrado preferência por morangos de cor vermelho-claro.

Morangos espanhóis pedem um aeroporto

Devido às temperaturas quentes, a temporada antecipou-se este ano. Em Huelva, segundo as últimas estimativas, alcançou uma produção de 290.000 toneladas, a qual é comparável à de anos anteriores. A temporada parece ser a melhor dos últimos três anos. Nas últimas campanhas, a superfície de cultivo reduziu-se em 18%. Os produtores de Huelva querem investir em melhores infraestruturas para que os morangos possam percorrer distâncias maiores nos 5 dias em que podem viajar antes que se deteriore a qualidade. Para isso, os produtores locais alertaram para a necessidade de ter um aeroporto na região.

Rússia não é autossuficiente

Os morangos só se cultivam em campo aberto na Rússia. Nos últimos 5 anos, a produção expandiu-se para Norte e Este da Rússia, mas continua a ser insuficiente para satisfazer a procura. No total, o país dispõe de 500 hectares para o cultivo comercial. Os morangos são um produto procurado, mas apenas 40% da produção acaba nos supermercados, pois a imensa maioria da colheita é consumida/comercializada pelos próprios produtores.

Mercado chinês abre-se para a Califórnia

O mercado chinês está a registar bons preços, a rondar os 5,5€ por kilo. Porém, a oferta é maior do que a procura, e por isso o preço está abaixo do registado no ano passado. Um dos motivos é o crescimento da produção nacional. A maioria dos morangos são vendidos em embalagens de 400 gramas. Em março, a China e os EUA assinaram um acordo para permitir a entrada de morangos californianos no mercado chinês. Os produtores da Califórnia esperam enviar os primeiros lotes no final do verão. Estes serão os primeiros morangos estrangeiros da história a pisar solo chinês.

EUA: mais morangos para a indústria transformadora

A produção de morangos funcionou de forma positiva. A procura mantém-se mais baixa que a oferta, com o consequente efeito nos preços. Por este motivo, foram enviadas maiores quantidades para a transformação. Um relatório recente sobre a exportação de morango mostra que o Canadá é o mercado mais importante do morango norte americano, representando 73% da exportação. Os outros mercados são o México, Hong Kong, Japão e Arábia Saudita.

Morangos ainda são pouco conhecidos no Brasil

Os morangos são os frutos vermelhos mais conhecidos no Brasil, porém, apesar do crescimento do consumo, a fileira dos frutos vermelhos representa menos de 1% das vendas de fruta no Brasil. Este baixo consumo talvez possa ser explicado pelo valor consideravelmente mais caro do que a maioria dos frutos.

Portugal regista preços ligeiramente mais baixos

Portugal registou um consumo médio, assistindo a uma ligeira queda nos preços. No global, a qualidade registada foi bastante positiva, mas registou-se uma quebra na procura.

Preços Médios do Morango

Fonte: GPP


Traduzido e adaptado de Fresh Plaza. Dados sobre o mercado português: GPP.

#PequenosFrutos #Preços #Morango #Mercados #agronegócio

0 visualização0 comentário

©2023 - Root. All Rights Reserved. Designed & Developed by Broono

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn