Nova regra de rotulagem obriga à menção da origem portuguesa nos produtos lácteos

«Isto vai ser muito importante, porque o leite português é reconhecidamente de grande qualidade, e entra em Portugal leite de outras origens», afirmou o Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, à saída do Conselho Europeu, referindo-se à aprovação de uma nova regra de rotulagem, que obriga à menção da origem portuguesa nos produtos lácteos.

O Ministro acrescentou: «Os consumidores passarão, de uma forma inequívoca, a poder fazer a opção na prateleira dos supermercados entre o leite de origem portuguesa – produzido em Portugal – e noutra qualquer origem».

Esta tem sido uma das principais reivindicações do setor leiteiro, que atravessa uma crise de baixa dos preços pagos ao produtor, a par do restabelecimento do regime de quotas leiteiras, que mantinha a produção controlada a nível europeu.

Portugal torna-se no segundo Estado-Membro da UE, depois da França, a adotar esta medida, que carece de autorização comunitária, tendo Bruxelas demorado cerca de cinco meses a concedê-la. Capoulas Santos disse que «irá agora a Conselho de Ministros um diploma que tornará obrigatório no País que o leite e produtos lácteos ostentem nas respetivas embalagens a menção da origem Portugal».

Fonte: Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.

0 visualização0 comentário

©2021 - Root. All Rights Reserved. Designed & Developed by Broono

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn