Manutenção de um Sistema de Rega Gota a Gota

Desde a última rega/fertirrega, em setembro ou outubro, o seu sistema de rega gota a gota ficou parado. Foram meses sem atenção que exigem, agora, alguma manutenção.

Como em breve vai precisar dele, e podem existir ruturas ou entupimentos (por exemplo tubos roídos pelos ratos), é importante perder algum tempo a verificar, antecipadamente, se tudo está em ordem.

Provavelmente, a água que ficou todo o inverno nas tubagens poderá ter deixado resíduos nos gotejadores, e um ciclo de limpeza, com ácido, poderá ser necessário.

Entretanto, o seu balão hidropressor com membrana, normalmente regulado para 2bar de pressão de câmara de ar (e que precisa de revisão a cada 6 meses), poderá ter perdido pressão, e necessita que o produtor, com um compressor, reestabeleça a pressão de fábrica. (para ver a pressão da membrana deverá cortar a admissão de água e abrir as torneiras para esvaziar a água dentro do balão, veja a etiqueta que o acompanha).


Confirme os parâmetros da sonda de humidade de solo e que a sonda não tenha saído do local por algum acidente.

Confirme os parâmetros da sonda de humidade de solo e que a sonda não tenha saído do local por algum acidente.



Filtro com 2 manómetros e sistema de retrolavagem manual.

Filtro com 2 manómetros e sistema de retrolavagem manual. (antes de iniciar fazer a limpeza dos filtros, e depois de um ciclo, voltar a fazer a limpeza).


De igual forma os filtros do sistema de rega devem ser cuidadosamente limpos, quer as pinhas de admissão nos tanques quer os filtros de discos antes dos gotejadores. Os filtros devem ser equipados com 2 manómetros de pressão de água, um antes e outro depois do filtro (a maioria já tem um local próprio para a sua instalação). O diferencial de mais 0,5 bar entre esses dois manómetros geralmente indica um filtro sujo. Lave o filtro antes do primeiro teste, e logo a seguir a este.


Manómetro do balão hidropressor. (quando sem água a pressão deve estar no parâmetro de fábrica, geralmente 2bar)

Manómetro do balão hidropressor. (quando sem água a pressão deve estar no parâmetro de fábrica, geralmente 2bar)



Nível de óleo da bomba doseadora de pistão.

Nível de óleo da bomba doseadora de pistão. Verifique e ateste com óleo de silicone recomendado pelo fabricante.


A sonda de humidade de solo do sistema de rega precisa de alguma atenção. Não há uma manutenção a realizar, verifique que ratos não a tiraram do local, e volte a fazer uma confirmação/calibração, confirmando que se mantém regulada de acordo com os parâmetros pretendidos.

Nas bombas doseadoras de pistão que têm lubrificação a óleo de silicone existe um “nível” para se confirmar que este está na altura correta. Verifique se está correto, caso tenha baixado do nível indicado na sua bomba reponha o óleo indicado pelo fabricante.

Não deixe nada para a última hora. Seja profissional e rigoroso.

Por: Agriminho.

0 visualização0 comentário

©2021 - Root. All Rights Reserved. Designed & Developed by Broono

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn