top of page

Koppert inova com novo formato para ácaros predadores

Devido aos bons resultados obtidos com as largadas de A. Swirskii na Região espanhola de Almería, os produtores praticamente deixaram de aplicar pesticidas contra tripes e mosca-branca em algumas culturas hortícolas, tais como pepinos e pimentos, permitindo a introdução de outras espécies de predadores e parasitóides para combater outras pragas.

O crescente aumento de agricultores que utilizam auxiliares para controlar pragas deve-se não só ao aumento do número de espécies de predadores disponíveis comercialmente, mas também ao desenvolvimento do mercado e das suas exigências.


ultimite-caixa

Devido aos bons resultados obtidos com as largadas de A. swirskii, os produtores praticamente deixaram de aplicar pesticidas contra tripes e mosca-branca em pepinos e pimentos, o que por sua vez permitiu a introdução de outras espécies de predadores e parasitóides contra outras pragas. O resultado é uma horticultura cada vez mais ecológica e com menor recurso a pesticidas.

No entanto, ainda existem alguns fatores que dificultam a decisão do agricultor em utilizar estratégias mais ecológicas no combate às pragas. O desconhecimento das pragas, bem como dos organismos auxiliares, é talvez o maior, seguido de questões relacionadas com os custos e aplicação dos auxiliares em si.

Há já alguns anos, a Koppert revolucionou a aplicação de auxiliares com a criação do formato saqueta. Este formato encontra-se disponível para 3 espécies de predadores; SPICAL-PLUS (Neoseiulus californicus), THRIPEX-PLUS (Neoseiulus cucumeris) e SWIRSKI-MITE PLUS (A. swirskii) As saquetas contêm o ácaro predador, um ácaro alimento (Carpoglyphus lactis) e um substrato (farelo de cereal). No farelo de cereal cresce um fungo do qual C. lactis se alimenta e este, por sua vez, alimenta o predador no interior da saqueta.

As saquetas atuam como um pequeno viveiro, no interior do qual o predador se pode reproduzir durante algumas semanas.

A poupança de tempo de aplicação e a maior eficácia deste formato facilitou a distribuição de auxiliares na horticultura e floricultura, permitindo que mais agricultores recorressem à luta biológica.

Este ano a Koppert acaba de revolucionar novamente o setor, desta vez alterando as próprias saquetas.

Nova Saqueta de material impermeável e biodegradável

A Koppert acaba de lançar o novo produto SWIRSKI-MITE ULTIMITE que se trata do ácaro predador Amblyseius swirskii numa nova saqueta de material impermeável e biodegradável, reduzindo substancialmente a perda de humidade da saqueta. Desta forma, maximiza-se o rendimento de cada saqueta, traduzindo-se numa maior produção de predadores comparativamente às saquetas anteriores.

Estas saquetas abrem também a possibilidade da sua utilização em culturas de ar livre como as fruteiras, uma vez que aqui a baixa humidade é um fator limitante. Os primeiros resultados em horticultura (pimentos e pepinos) e floricultura têm sido muito positivos, com o SWIRSKI-MITE ULTIMITE a controlar tripes e mosca-branca. Produtores que habitualmente fazem largadas de A. swirskii têm relatado que, com as novas saquetas, é possível ver maior quantidade de ácaros predadores nas plantas.

Para mais informações, contacte: Gonçalo Duarte – 938328316 | gduarte@koppert.es Mais sobre a Koppert: www.koppert.com Siga a Koppert Portugal no Facebook em facebook.com/Koppert.Pt


14947919_196003584139216_5581683829843400386_n

#LutaBiológica

1 visualização0 comentário