Investigadores descobrem método para melhorar o sabor do tomate

Estudo divulgado na revista Science afirma ser possível devolver o sabor “tradicional” ao tomate. O projeto juntou investigadores da China, Estados Unidos, Israel e Espanha.

O tomate constitui uma importante fonte de micronutrientes na dieta humana. Atualmente, a deterioração na qualidade do sabor do tomate comercial moderno, relativamente às variedades tradicionais, é uma das principais queixas dos consumidores relativamente a este alimento.

Um estudo recentemente publicado mostrou que a refrigeração do tomate tem uma influência direta no sabor. Conservar o tomate a uma temperatura menor do que 12 graus exerce uma ação nos compostos químicos responsáveis pelo gosto.

Entretanto, uma nova investigação publicada na revista Science demonstra ser possível devolver o sabor “original” ao tomate. Um grupo de cientistas investigou os genomas completos de 298 variedades de tomates e descobriram exatamente quais genes são alterados pelas condições de refrigeração. A investigação encontrou 13 compostos químicos associados ao sabor, afirmando que os tomates comercializados nos supermercados já perderam as características tradicionais.

Para devolver o gosto, o processo recorre a uma técnica denominada CRISPR, capaz de recortar e colar diversas sequências do DNA do tomate “original” no “comercial”.

Ler aqui.

0 visualização0 comentário

©2021 - Root. All Rights Reserved. Designed & Developed by Broono

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn