IFAP pagou 1,7 mil milhões de euros a agricultores em 2016
O IFAP – Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas, durante o ano de 2016, procedeu a pagamentos que ascenderam a um montante total de cerca de 1,7 mil milhões de euros.
No âmbito dos apoios ao Desenvolvimento Rural, o IFAP comunica – em nota publicada no seu portal – a antecipação dos adiantamentos de três medidas Agroambientais em outubro (Agricultura Biológica, Produção Integrada e Conservação do Solo) e da medida Manutenção da Atividade Agrícola em Zonas Desfavorecidas. Em novembro, foi, ainda, antecipado o adiantamento dos Pagamentos Natura.
Em dezembro de 2016, além da “realização integral dos pagamentos previstos no calendário indicativo de pagamentos publicitado no Portal”, o IFAP procedeu à antecipação do pagamento de três medidas Agroambientais, cuja realização estava prevista para janeiro de 2017: Agricultura Biológica, Produção Integrada e Culturas Permanentes Tradicionais.
Face ao ano anterior foram, igualmente, antecipados para dezembro os pagamentos de saldo das medidas Manutenção da Atividade Agrícola em Zonas Desfavorecidas e Agroambientais: Conservação do Solo e Recursos Genéticos Manutenção de Raças Autóctones.
Pagamentos Diretos
Relativamente aos Pagamentos Diretos, o IFAP salienta o pagamento da primeira prestação do Greening em dezembro, uma evidente melhoria relativamente a 2015, que dá continuidade à evolução verificada em outubro, com a realização, pela primeira vez, de adiantamentos do Regime de Pagamento Base e do Pagamento para os Jovens Agricultores.
Do conjunto das transferências efetuadas, o IFAP destaca os seguintes pagamentos:
FEAGA - 947,1 milhões de euros
Regime de Pagamento Base – 259,1 milhões de euros Pagamento por Práticas Agrícolas Benéficas (Greening) – 310,9 milhões de euros Apoio Associado Voluntário «Animais» – 113,2 milhões de euros «Superfícies» – 8,3 milhões de euros Novo Regime da Vinha – 58,1 milhões de euros Medidas de Mercado – 28,9 milhões de euros
POSEI
Abastecimento – 16,2 milhões de euros Produções Locais: Açores – 74,2 milhões de euros Produções Locais: Madeira – 23,1 milhões de euros
FEADER – 629,8 milhões de euros
PDR 2020
Investimento – 200,1 milhões de euros Medidas Agroambientais – 210,1 milhões de euros Manutenção da Atividade Agrícola em Zonas Desfavorecidas – 142,1 milhões de euros
PRORURAL+
– 33,5 milhões de euros
PRODERAM 2020
– 10,9 milhões de euros
PESCAS – 59,0 milhões de euros
CRÉDITO E SEGUROS – 17,0 milhões de euros
Para mais informações consulte os Calendários de Pagamentos do IFAP.
Fonte: IFAP.
5ª Potência – Consultoria e Contabilidade
