França: Lactalis acusada de abuso de poder

Em causa está a rescisão unilateral de contrato por parte da Lactalis com alguns produtores de leite, que criticaram as condições impostas pela Lactalis no contrato num programa de televisão.

Cinco produtores de leite franceses foram entrevistados num programa de televisão de um canal francês, o France2, denominado “Enviado Especial”, sobre a empresa Lactalis. No programa, difundido a 13 de outubro, os produtores de leite teceram críticas ao contrato que detinham com a Lactalis, devido ao preço muito baixo a que estavam a ser pagos pelo leite.

Três meses mais tarde, os cinco produtores receberam uma carta da Lactalis em que esta os informava que iria deixar de recolher o leite. Na carta enviada, é referido expressamente a participação no programa e que a demonstração de mal-estar relativamente ao contrato era prova que estavam em desacordo com ele, pelo que a Lactalis decidiu interromper a relação contratual com um pré-aviso de 12 meses, ou seja, deixarão de colher o leite a partir de 31 de janeiro de 2018.

O Ministério francês da Agricultura criticou a posição de Lactalis e recordou a situação crítica pela qual atravessam os produtores e a necessidade de promover o diálogo e as relações construtivas.

As organizações agrícolas francesas reprovaram a atitude da Lactalis, acusando-a de abuso de poder e recurso à intimação para evitar críticas às condições que impõe nos seus contratos.

Para ver o programa (nota: em francês), clique aqui.

0 visualização0 comentário

©2023 - Root. All Rights Reserved. Designed & Developed by Broono

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn