Exportação: pera portuguesa com via aberta para a Colômbia
Na sequência do acordo iminente para exportação de pera portuguesa para a Colômbia, até 22 de janeiro é possível aos produtores efetuar o registo para exportação de pera para a Colômbia.
Apesar do acordo de exportação entre Portugal e aquele país da América do Sul ainda não estar finalizado, a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) decidiu abrir um período de registo que viabilize a exportação daquele fruto já na campanha de 2016/2017.
No Ofício Circular N.º 2/2016, a DGAV esclarece que as Centrais de Armazenamento e Embalagem (CAE) e as respetivas Unidades de Produção (UP) interessadas devem fazer «o registo através do preenchimento do formulário “Registo de Centrais de Armazenamento e de Embalagem de Frutos ou Hortícolas destinados à Exportação para Países Terceiros com Planos Fitossanitários Aprovados pelo País Importador”» (pode aceder ao mesmo nesta página).

O Plano de Trabalho para a Exportação de Fruta Fresca Pera (Pyrus communnis L.) produzida em Portugal e destinada à Colômbia já foi acordado com as autoridades fitossanitárias colombianas e o processo de registo dos operadores deverá estar concluído até ao final de janeiro de 2016.
O formulário deve ser enviado para os «serviços fitossanitários da Direção Regional de Agricultura e Pescas (DRAP) da sua Região». A DGAV esclarece ainda que «o registo será efetuado após parecer positivo da DRAP, na sequência de visita à CAE».
Fonte: FLF Revista.