Europa e China unem esforços no combate biológico contra pragas
Cientistas da União Europeia e da China cooperam em projeto para desenvolver novos métodos de gestão integrada de pragas na agricultura.
Europeus e chineses estão a trabalhar em conjunto para garantir um controlo mais sustentável de pragas como a mosca branca (Besimia tabaci), como reportou o Instituto de Investigação e Tecnologia Agroalimentar da Catalunha (IRTA).
O projeto, denominado EUCLID, reúne investigadores de cinco países europeus, que estão a trabalhar em conjunto com a investigadores chineses para identificar os métodos mais sustentáveis na gestão de culturas agrícolas, sem recurso a pesticidas químicos.
O objetivo é fornecer um suporte científico às políticas da União Europeia e da China, de modo a aumentar a qualidade dos produtos agrícolas e o seu impacto ambiental, e facilitar a partilha de conhecimento e transferência de tecnologia entre as duas regiões.
Com a investigação realizada no âmbito do projeto, pretende-se otimizar os métodos atuais de controlo de pragas e desenvolver novos, baseados numa gestão integrada, bem como promover a sua aplicação.
Reduzir o uso de pesticidas é uma das principais preocupações da agricultura, devido aos efeitos prejudiciais dos químicos no ambiente e na saúde, quer dos consumidores, quer dos trabalhadores agrícolas.
O projeto enfatiza o desenvolvimento de sistemas inovadores de gestão integrada de pragas, a transferência de conhecimento e dos resultados para os produtores e para a indústria, bem como campanhas de promoção dos benefícios da agricultura livre de químicos, direcionada para os consumidores.
O IRTA é uma das 18 organizações que fazem parte do projeto EUCLID, e irá providenciar soluções relacionadas com o controlo biológico de pragas em tomates e outros hortícolas. O projeto, financiado pela Comissão Europeia ao abrigo do Horizonte 2020, iniciou-se em setembro de 2015 e tem um prazo de duração previsto de 4 anos.
Para mais informação acerca deste projeto, clique aqui.
Marketing Agrícola | Em parceria com:

#AgriculturaBiológica #Doenças #InvestigaçãoampDesenvolvimento #Pragas