Estudo revela verdadeiro custo de desenvolvimento de batatas OGM

Um recente estudo internacional revelou que o custo de desenvolvimento de variedades (cultivares) de batatas OGM (Organismo Geneticamente Modificado) não é muito superior ao custo de desenvolvimento de variedades através do método convencional.

O estudo publicado no International Journal of Biotechnology desmistifica o preconceito de que o desenvolvimento de uma variedade OGM custa dezenas, ou até centenas, de milhões de euros.

O estudo mediu o custo e tempo gastos no desenvolvimento de uma batata OGM resistente ao míldio, regulação e lançamento como um bem de necessidade pública, num país em desenvolvimento.

Duas instituições independentes sem fins lucrativos estimaram que, para desenvolver e disponibilizar a variedade de batata OGM para agricultores pobres em países em desenvolvimento, o custo ronda os 1.3 a 1.5 milhões de dólares, com um período de tempo estimado de entre 8 a 9 anos. Estes valores não andam longe dos custos necessários ao desenvolvimento de variedades desenvolvidas através de métodos convencionais.

Em alguns países, as Instituições públicas têm sido impedidas de desenvolver trabalhos na área da biotecnologia, devido ao alegado elevado custo associado ao processo de desenvolvimento e lançamento para o mercado de variedades geneticamente modificadas.

Estes resultados sugerem que as instituições públicas nos países desenvolvidos podem ter uma contribuição significativa para o aumento das colheitas através da engenharia genética, não sendo um trabalho exclusivo de empresas privadas.

Ler aqui.

#Comunicação #Marcas #Marketing

0 visualização0 comentário

©2021 - Root. All Rights Reserved. Designed & Developed by Broono

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn