Especulação em torno de um possível acordo entre Syngenta e ChemChina

As ações da Syngenta estão a subir em flecha depois da notícia sobre a possibilidade da China National Chemichal Corp. poder vir a adquirir a empresa suíça de pesticidas e sementes, de acordo com a Bloomberg.com.

A publicação veiculou que as suas fontes ligadas a esta operação informaram que a ChemChina pretende a aquisição imediata de 70% da Syngenta, incluindo uma cláusula para aquisição dos restantes 30%. Caso se concretize, esta será a maior aquisição de sempre feita por uma empresa chinesa.

A Syngenta irá reunir a direção antes do final do ano para votarem a proposta, segundo a Bloomberg.com. Enquanto as conversações estão em estado avançado, ainda nenhum acordo foi alcançado e não existe a garantia de que isso possa acontecer. As vozes especulativas afirmam que a Syngenta irá efetuar o negócio no seguimento da fusão entre a DowChemichal e a DuPont, para criar uma empresa com um valor de mercado superior a 100 mil milhões de euros e a maior empresa mundial do agronegócio. Segundo o mesmo site, este negócio poderá levar os concorrentes a terem que se reposicionar no mercado.

Esta aquisição permitiria à ChemChina trabalhar com a Syngenta, de forma a integrar os dois negócios, antes de assumir o completo controlo da empresa suíça.

A ChemChina terá oferecido cerca de 435€ por ação para 70% da Sysngenta. Por este valor, a empresa tem um valor de mercado de 40 mil milhões de euros. A empresa chinesa reviu a proposta depois da primeira oferta de 415€ por ação ter sido considerada muito baixa. As ações da Sysngenta subiram 19% este ano.

A empresa suíça está também conotada por ter participado em reuniões informais com a Monsanto, apesar de ter recusado várias ofertas de aquisição pela empresa americana no início deste ano.

0 visualização0 comentário

©2021 - Root. All Rights Reserved. Designed & Developed by Broono

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn