Especialistas mundiais do kiwi reúnem-se no Porto de 6 a 9 de Setembro

A Associação Portuguesa de Horticultura (APH) organiza, de 6 a 9 de Setembro, no Hotel Ipanema Park, no Porto, o IX Simpósio Internacional do Kiwi. Segundo a organização, está confirmada a presença de 220 investigadores e empresários oriundos de 20 países onde a produção de kiwi é mais relevante, entre os quais China, Chile, Nova Zelândia, Itália, Espanha, Portugal e Turquia.

Naquele que é “o maior evento técnico-científico mundial sobre o kiwi”, adianta a APH, serão apresentados trabalhos sobre toda a cadeia de valor do kiwi, desde a obtenção e melhoramento de variedades até ao consumo. Entre as muitas novidades que serão reveladas destacam-se: novas variedades de kiwi de polpa amarela e vermelha e variedades tolerantes à seca, tecnologias inovadoras para conservar o kiwi sem recurso a produtos químicos, novas abordagens para combater e controlar o cancro do kiwi, doença que afeta as plantas e tem forte impacto na produção em todo o mundo, e novos sistemas de condução dos pomares.

A organização considera este evento como “uma oportunidade única para encontrar e discutir com os principais especialistas mundiais da cadeia de valor do kiwi, um fruto que é cada vez mais apreciado por consumidores em todo o mundo devido às suas propriedades organoléticas e nutraceuticas”.

O simpósio encerra com uma visita técnica às principais regiões produtoras de kiwi no Norte de Portugal e no sul da Galiza (Espanha), no dia 9 de setembro, onde os participantes poderão visitar pomares de kiwi de polpa verde (Hayward), de polpa amarela (Gold) e da espécie arguta, e discutir com os proprietários das explorações agrícolas as técnicas de condução da cultura em diferentes países, suas vantagens e desvantagens.

«As sessões do simpósio trarão à discussão o estado da arte da tecnologia de produção, aspetos económicos e de marketing do kiwi num contexto de maior sustentabilidade. Oradores de topo vão dar a conhecer as principais mudanças que ocorreram na cadeia de valor do kiwi, desde a sua introdução nos circuitos comerciais, fazendo uma análise sobre a situação presente e os desafios do futuro próximo», afirma Maria Dulce Antunes, presidente da Comissão Científica do simpósio.

O Simpósio Internacional do Kiwi decorre a cada três anos, tendo a edição anterior acontecido na China, em Setembro de 2014. A 9ª edição é coorganizada pela Associação Portuguesa de Horticultura, a Universidade do Algarve e a Universidade de Vigo, sob a égide da Sociedade Internacional de Ciências Hortícolas (ISHS).

A agro-indústria do kiwi está em fase de crescimento. O valor anual das exportações mundiais de kiwi ascende a cerca de 2 mil milhões de euros (dados relativos a 2016). O maior exportador é a Nova Zelândia, seguido de Itália. Portugal exporta por ano kiwis no valor de 10 milhões de euros.

Para mais informações: IX Simpósio Internacional do Kiwi.

0 visualização0 comentário

©2021 - Root. All Rights Reserved. Designed & Developed by Broono

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn