Empresa britânica desenvolve braço robótico para apanhar e embalar frutas e legumes

Uma empresa britânica de comercialização de frutas e legumes, a Ocado, está a desenvolver um braço robótico para manusear frutas e legumes, afirmando que a capacidade sensitiva da máquina permite não danificar as frutas e legumes durante o processo.

A empresa espera que o braço robótico permita no futuro próximo automatizar o processo logístico do embalamento da fruta, através da execução das tarefas de apanha e embalamento das encomendas. Assim, em coordenação com o projeto SoMa – um projeto de robótica fundado pela União Europeia – a Ocado tem vindo a testar e desenvolver possíveis soluções. Após 18 meses de trabalho no projeto, os investigadores finalmente deixaram o público ver o seu progresso.



A empresa afirma que a maior dificuldade a ultrapassar no desenvolvimento do braço está relacionada com a sensibilidade e multiplicidade de formas e tamanhos dos produtos hortofrutícolas, que exigem uma elevada capacidade de adaptação do equipamento. Para responder a estes desafios, a equipa de desenvolvimento optou por equipar o robot com uma “pinça” denominada RBO Hand 2, cuja ação se apoia em ar pressurizado e borracha, e que pretende replicar a mecânica de uma mão humana. Esta mão robótica ajusta automaticamente o nível de aderência, mantendo desta forma a fruta intacta durante o processo.

Os testes foram realizados até agora apenas em fruta artificial, mas a equipa de desenvolvimento afirma que o projeto está apenas no início e que, em breve, o braço robótico será capaz de lidar com frutas e legumes reais.

Fonte: The Verge.

0 visualização0 comentário

©2021 - Root. All Rights Reserved. Designed & Developed by Broono

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn