Dez recomendações para equilibrar o mercado do leite
Foi apresentado esta semana um estudo da Comissão para a Agricultura do Parlamento Europeu, sob o tema “Estudo de Medidas contra o desequilíbrio do mercado”, realizado por um docente na AgroParis Tech, Aurélie Trouvé, encomendado pelo ministério francês da agricultura.
O estudo, cujo resumo foi veiculado pelo portal Agrodigital, apresenta uma série de recomendações para equilibrar o mercado.
Recomendações para controlar a volatilidade dos preços e assegurar a rentabilidade dos produtores.
1. Regular os volumes de produção de leite em caso de crise, através da redução temporária da produção ou, de forma indireta, limitando a quantidade máxima de animais.
2. Estabelecer sistemas que complementem a rentabilidade dos produtores em caso de crise, através de pagamentos em contraciclo como no caso dos EUA, reforçando a reserva de crise ou com fundos de garantia.
3. Apoiar de forma específica as explorações em zonas desfavorecidas, as pequenas e médias explorações, e as que reúnem medidas de sustentabilidade ambiental e/ou social.
4. Apoiar os produtores locais.
5. Priorizar políticas focadas no comercio exterior.
Recomendações para equilibrar as condições contratuais
6. Concentrar a oferta, através da promoção de associações entre organizações de produtores territoriais e do aumento da representatividade.
7. Contar com um contrato coletivo através da associação das organizações de produtores.
8. Contar com um mecanismo ad hoc de arbitragem.
9. Reforçar a transparência com medidas apropriadas, que incentivem a clareza nas relações comerciais.
10. Segmentar e repartir os lucros, através da criação de fórmulas e regulamentos de preço.
Fonte: Agrodigital.