Desenvolvido robot para a colheita automatizada de maçãs

Durante muito tempo, pouco mudou na forma de colher maçãs, continuando a ser, globalmente, um processo manual. Porém, uma empresa Norte Americana está a investir num desenvolvimento de robots para a colheita automatizada de maçãs, que se encontra em fase de testes e é previsto que chegue ao mercado dentro de dois anos.

Os robots, ainda sem nome, foram desenhados para serem suficientemente fortes e rápidos para colher um fruto por segundo da árvore, mas com a sensibilidade necessária para não danificar o fruto e a árvore, de acordo com a Abundant Robotics, empresa responsável pelo desenvolvimento.

Estes robots de colheita automatizada de maçã têm implementado um sistema de visão artificial que identifica as maçãs na árvore que estão prontas para a colheita, e uma espécie de “aspirador” para as remover.

Como fonte de alimentação, os robots “ligam-se” a pequenos tratores, normalmente utilizados em pomares. A empresa responsável pelo desenvolvimento afirma que se está a desenvolver um produto com um potencial de mercado gigantesco, afirmando ainda que o desenvolvimento deste robot apenas foi possível devido aos desenvolvimentos recentes em tecnologias de visão computorizada e processamento de imagem.


Os responsáveis adiantam ainda que como “é necessário dar a ordem ao robot para se deslocar a um determinado lugar, identificar e colher a maçã, e efetuar este ciclo repetidamente. É um desafio pouco comum de engenharia. Para detetar maçãs com muita precisão, é preciso uma capacidade visual de milímetros em tempo real. Isso requer software avançado, e no lado do hardware, equipamento que permita efetuar processamento de imagem em tempo real e de forma dinâmica.”

A empresa prevê ter os robots de colheita automatizada de maçã no mercado dentro de 2 anos. O robot já tem sido objeto de testes no terreno nos EUA e também na Austrália. O futuro próximo passa por efetuar mais testes antes de iniciar a comercialização.

Para mais informações, clique aqui.

#Maçã #Colheita #AgriculturadePrecisão #Fruticultura #Mercado #InvestigaçãoampDesenvolvimento

0 visualização0 comentário

©2021 - Root. All Rights Reserved. Designed & Developed by Broono

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn