Desenvolvido novo cereal feito de… casca de melancia

Um cereal nutritivo, que tem como base a casca de melancia, com maior valor nutritivo e menos calorias que os cereais comerciais: esta é a nova receita elaborada por um grupo de estudantes no México.

Na procura por uma alternativa mais saudável do que os produtos comerciais atualmente existentes no mercado de cereais, um grupo de estudantes do Instituto Politécnico Nacional do México trabalhou na elaboração dos Sandi Flakes (n.d.r. “Sandi” provém do nome “sandía”, palavra espanhola para melancia), nome de deram ao cereal desenvolvido, informou o Instituto numa nota emitida à comunicação social.

Segundo os estudantes, uma porção de 25 gramas destes cereais contém 34,6 calorias, em oposição aos cereais comerciais, que contêm até 100 calorias na mesma porção. Este cereal de casca de melancia tem uma validade de até 4 meses.

Considerado um resíduo orgânico, a casca de melancia, onde se aproveita apenas a parte verde, é desidratada num primeiro processo, e posteriormente reduzida a pó, do tipo farinha, que se mistura com cacau, açúcar e água, para elaborar flocos com um alto valor nutricional e agradável sabor, segundo o Instituto.

Durante a investigação, os estudantes realizaram um estudo publicado no Journal of Chromatography, onde detalham que este resíduo orgânico tem citrulina, um aminoácido que contém propriedades benéficas. Uma vez ingerida a citrulina, as enzimas do organismo convertem este composto em arginina, um aminoácido essencial para o bom funcionamento do coração e dos sistemas circulatório e imunitário.

O Instituo assinala também que o óxido nítrico que produz a arginina aumenta o fluxo sanguíneo e a energia em todo o organismo, assim como a flexibilidade corporal.

Fonte: Agência EFE.

#Investigação #Melancia #Produção #Subproduto

0 visualização0 comentário

©2023 - Root. All Rights Reserved. Designed & Developed by Broono

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn