Colheita da Pera Rocha vai atrasar este ano
A Associação Nacional de Produtores de Pera Rocha (ANP), que representa mais de 90% da produção nacional deste fruto, estima, para 2016, «uma produção em termos de quantidade idêntica à da campanha anterior e com uma qualidade similar». Por outro lado, a produção encontra-se atrasada, devido às menos horas de frio registadas nesta campanha.
Em 2015, a produção dos associados da ANP foi de 114.422 toneladas e que foi caracterizada, face à campanha anterior, por um aumento de calibres e também níveis Brix superiores. Em 2015, a produção total nacional terá sido de 133.049 toneladas.
A Associação Nacional de Produtores refere que em 2016 a produção «encontra-se um pouco mais tardia, reflexo de oscilações das temperaturas (menos horas de frio), que provocaram um atraso e prolongamento da época de floração das pereiras». Não obstante, embora seja «ainda prematuro fazer uma previsão com rigor, estima-se como consequência que o início da colheita venha a ocorrer nas últimas semanas de agosto». Em 2015, a colheita na região Oeste teve início a 10 de agosto.
Estas estimativas foram divulgadas pela ANP na sequência de uma reunião com as suas associadas – para, entre outros assuntos, avaliar a produção de Pera Rocha – e tendo por base a apreciação efetuada por técnicos das diferentes centrais fruteiras da Região Oeste.
Fonte: FLF Revista.