As 10 frutas mais caras do mundo
A revista Fresh Plaza elaborou um top 10 daquelas que são as 10 frutas mais caras do mundo. A Ásia domina a lista de frutos valiosos, com 8 frutos no top 10. Desde 8 dólares a alguns milhares de euros, há frutas para todos os gostos, mas preços só para os gostos de alguns.
10 – Peras Ginseng

As peras Ginseng são provenientes de Ne Bei, na China. Inspiradas numa das quatro novelas clássicas da literatura chinesa, “Viagem ao Oeste”, um agricultor chamado Xian Xhang Hao começou a cultivar esta pêras em formato de rosto de bebé, através da utilização e moldes, e a exportá-las para a Europa. Custam cerca de 8 dólares cada uma, o que faz delas uma das frutas mais caras do mundo.
9 – Maçãs Sekai-ichi

A maçã Sekai-ichi ocupa o nono lugar. Proveniente do Japão, esta maçã pesa cerca de um quilo, é conhecida como a maçã número um do mundo e custa cerca de 21 dólares por unidade.
8 – Laranjas Dekopon

No oitavo lugar estão os citrinos japoneses Dekopon, com um custo de 80 dólares por cerca de uma dúzia. O Japão é habitualmente conhecido por ter as laranjas mais doces do mundo, e apresentam ainda um tamanho maior que o normal. Em 2011, estas laranjas foram exportadas para o Estado da Califórnia, nos EUA, pela primeira vez. “É um pouco duro na primeira dentada, mas pouco depois derrete-se na boca”, foi a crítica dada pelo jornal Los Angeles Times.
7- Morangos Sembikiya Queen

Também os morangos japoneses Sembikiya Queen merecem um lugar neste top. Uma dúzia embalada deste fruto custa cerca de 85 dólares. A aparência destes morangos torna-os ainda mais apetecíveis: são inteiramente de cor vermelha e as suas sementes são brancas.
6 – Melancia em Forma de Cubo

O Japão continua a afirmar-se como o produtor de frutos mais caros do mundo, desta vez com a melancia em forma de cubo. Este tipo de melancia não é apenas vendido a preço de ouro no Japão, como também é exportado para o continente americano, onde são compradas não pelo sabor excecional mas essencialmente pela curiosidade.
5 – Ananás dos Jardins de Heligan

Finalmente um representante do continente Europeu. Os ananases oriundos dos Jardins Perdidos de Heligan, em Inglaterra são o quinto fruto mais caro do mundo. Este é o único local em Inglaterra onde se cultiva este tipo de fruto. Levam cerce de dois anos a ser cultivados e por isso apresentam um preço nada convidativo de cerca de 1000 dólares por cada ananás.
4 – Mangas Taiyo No Tamago

As mangas Tayio, também provenientes do Japão, ocupam o 4º lugar. Um par deste fruto chega a custar 3000 dólares. Este tipo de manga costuma ser conhecida no Japão como “ovo do sol”. Cada uma pesa cerca de 350 gramas e tem um sabor muito doce.
3- Uvas Ruby Roman

E no último lugar do pódio estão as uvas Ruby Roman, um fruto proveniente do… Japão, como já daria para adivinhar. Cada cacho tem cerca de 30 uvas, e cada uma pesa cerca de 20 gramas. O preço de leilão chega a ser de 9350 dólares por cacho. Sim, leu bem, 9350 dólares, qualquer coisa como 8770 euros.
2 – Melancia Densuke

A melancia Densuke, do Japão, ocupa o segundo lugar. Pode custar milhares de dólares e para além de ser doce tem uma fragância.
1 – Banana Artística

A vencedora é nada mais nada menos do que uma obra de arte, literalmente. É vendida por preços bastante elevados, e já forma encontradas várias obres de artistas em pele de banana. Apesar de ter uma validade curta (ou não fosse um fruto fresco), é um mercado gera bastante interesse num público específico.
Fonte: FreshPlaza.