Agricultores querem mais apoios para a digitalização
Agricultores portugueses consideram que a digitalização é essencial para a produtividade e sustentabilidade, mas é preciso apoio público urgente.
Os agricultores portugueses precisam de apoio público urgente para aumentar o uso de ferramentas digitais e enfrentar as crescentes pressões ambientais e económicas, conclui o estudo “Agricultores e Digitalização”, encomendado pelo Grupo Vodafone à Savanta ComRes.
Mais de 600 agricultores de 13 países europeus e africanos, incluindo Portugal, foram questionados sobre as suas atitudes face à digitalização das suas explorações. A pesquisa procurou ainda saber quais os desafios ambientais que enfrentam e as pressões geopolíticas e sociais que afetam as cadeias de fornecimento e os custos crescentes de equipamentos e materiais.
As alterações climáticas estão no topo da lista de ameaças identificadas: todos os agricultores inquiridos em Portugal consideram que estas influenciam, de alguma forma, a viabilidade financeira dos seus negócios. Os custos de combustível e energia – impactados pela guerra na Ucrânia -, os baixos preços de venda de colheitas e gado e a falta de apoio do Estado são outros desafios identificados.
Continue a ler este artigo na Revista do Empreendedor.
Empreendedor
O Empreendedor é um projecto de empreendedorismo colaborativo que pretende desenvolver e testar novas formas de cooperação entre indivíduos e organizações ligadas ao
empreendedorismo.