Agricultores querem mais apoios para a digitalização

Agricultores portugueses consideram que a digitalização é essencial para a produtividade e sustentabilidade, mas é preciso apoio público urgente.


Os agricultores portugueses precisam de apoio público urgente para aumentar o uso de ferramentas digitais e enfrentar as crescentes pressões ambientais e económicas, conclui o estudo “Agricultores e Digitalização”, encomendado pelo Grupo Vodafone à Savanta ComRes.


Mais de 600 agricultores de 13 países europeus e africanos, incluindo Portugal, foram questionados sobre as suas atitudes face à digitalização das suas explorações. A pesquisa procurou ainda saber quais os desafios ambientais que enfrentam e as pressões geopolíticas e sociais que afetam as cadeias de fornecimento e os custos crescentes de equipamentos e materiais.


As alterações climáticas estão no topo da lista de ameaças identificadas: todos os agricultores inquiridos em Portugal consideram que estas influenciam, de alguma forma, a viabilidade financeira dos seus negócios. Os custos de combustível e energia – impactados pela guerra na Ucrânia -, os baixos preços de venda de colheitas e gado e a falta de apoio do Estado são outros desafios identificados.



Continue a ler este artigo na Revista do Empreendedor.




Empreendedor

O Empreendedor é um projecto de empreendedorismo colaborativo que pretende desenvolver e testar novas formas de cooperação entre indivíduos e organizações ligadas ao

empreendedorismo.




55 visualizações0 comentário

©2023 - Root. All Rights Reserved. Designed & Developed by Broono

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn