Agressividade do ácaro Varroa está a preocupar apicultores em Espanha

O setor apícola espanhol está a manifestar preocupação perante os enormes danos provocados durante a presente campanha pelo ácaro Varroa, que parasita as abelhas durante todo o seu ciclo de desenvolvimento.

Responsáveis da COAG (organização de agricultores de Espanha, que inclui o setor apícola), afirmam que a Varroa “produz efeitos devastadores nas colónias e está a acabar com milhares de colmeias em todo o país”. À significativa redução da colheita de mel devido à seca (cerca de 50% relativamente a uma campanha “normal”, soma-se agora novos custos para o apicultor devido à agressividade do ataque destes ácaros.

O setor apícola espanhol acusa os laboratórios farmacêuticos de estarem apenas interessados em investigar soluções para setores que lhes deem “maiores benefícios” e o Ministério de Agricultura espanhol de bloquear novas linhas de investigação para encontrar alternativas na luta contra a Varroa, afirmando que os métodos de combate são os mesmos nos últimos 30 anos, estando o ácaro a tornar-se “cada vez mais resistente”.

Ler aqui.

2 visualizações0 comentário

©2023 - Root. All Rights Reserved. Designed & Developed by Broono

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn