Abriu na Suécia o primeiro supermercado sem… funcionários!

Os consumidores de Vinken, na Suécia, podem fazer as suas compras de mercearia numa loja de conveniência onde não existe qualquer colaborador”.

O proprietário, um Engenheiro Informático sueco, Ilijason, de 39 anos, teve a ideia de criar este supermercado quando quis comprar comida para o filho, e foi obrigado a percorrer vários quilómetros na cidade para encontrar um supermercado que ainda estivesse aberto. Frustrado com a inconveniência, decidiu abrir uma loja que poderia estar aberta de forma permanente.

Para o tornar possível, o Engenheiro sueco decidiu conceber um supermercado que funcionasse quase sem intervenção humana. Para se ser cliente da loja, os clientes têm de efetuar um registo e fazer o download da app para o telemóvel, que podem depois usar para abrir a porta do estabelecimento e fazer scan aos produtos que desejam levar. No final de cada mês, a app envia uma fatura para cobrar os utilizadores pelas suas compras, através de transferência bancária. A loja está aberta 24 horas, todos os dias da semana.


supermercado-sem-colaboradores-2

Com 45 metros quadrados, o ponto de venda oferece, sobretudo, produtos de grande consumo. As portas da loja apenas abrem quando os “shoppers” interagem com a aplicação e estes identificam-se através do seu sistema de “e-banking”.

A oferta do supermercado recai nos denominados bens essenciais, como leite, pão, açúcar ou fraldas. Os produtos de maior valor económico e considerados mais “problemáticos”, como tabaco ou medicamentos, não se encontram à venda no supermercado. A ausência deste produto, juntamente com a instalação de 6 câmaras de vigilância, pretende reduzir o risco de furtos.

O empresário acredita que este tipo de “supermercados sem funcionários” possa devolver às cidades mais pequenas da Suécia o conceito de loja local, que desapareceu com a entrada das grandes superfícies comerciais. Apesar de não ter qualquer vendedor, o reabastecimento necessita da intervenção humana.

Fonte: DigitalTrends.

0 visualização0 comentário

©2021 - Root. All Rights Reserved. Designed & Developed by Broono

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn