A importância da poda do mirtilo… na altura certa

Estamos em janeiro e a poda do mirtilo ainda não foi feita em muitos pomares. Se nas zonas muito frias do Interior Norte tal não tem especial implicação, nas regiões mais a Sul e no Litoral pode ter consequências significativas na produção da próxima campanha.

Se, como recomendam os técnicos da Agriminho, tiver feito a poda do mirtilo em verde, eliminando, sistematicamente, todos os ramos que estavam mal inseridos e que não se previam deixar para produzir na campanha seguinte, então no inverno pouco trabalho se vai ter.

Em todo o caso, com a poda invernal consegue-se aumentar o calibre da fruta, ao reduzir o número de frutos e também algum controlo sobre a época de maturação.

Simplisticamente, quanto mais cedo se realizar mais se consegue concentrar o vigor da planta nos ramos restantes e, também por este motivo, provocar uma rebentação muito mais temporã do que a poda tardia ou a não poda.

Este facto é conhecido há muito pelos viticultores que controlam o arranque com as datas das podas. E, no mirtilo, com preços de mercado muito diferentes entre semanas, esta intervenção pode ter um impacto muito relevante. E dos viticultores recebemos também a lição que não se deve podar tão tarde que as videiras “chorem”, ou seja, o abrolhamento estar quase a iniciar-se, pois tal significa uma incrível perda de nutrientes e “energia” das reservas das plantas.


poda-do-mirtilo

Gomos de ramo ainda em tempo de podar – Gomos em ramo que já é demasiado tarde podar.


Algumas variedades de mirtilo não perdem totalmente a folha no Inverno, podendo em certa medida chamar-se marcescentes, são sobretudo as plantas com baixos requisitos de frio, resultantes de cruzamentos com cultivares tipo “Sul”. Nestes casos não se deve esperar pela queda da folha para realizar a poda. De outro modo esta deve ser feita enquanto os gomos se mantêm pequenos e ainda não começaram a “engordar” ou “inchar”, e sempre enquanto não são distintas as escamas do gomo.

Quando o gomo começa a alongar, a poda é já demasiado tardia e os resultados os benefícios obtidos são muito menores.

Portanto, não se atrase na poda das suas plantas. E, já agora, aproveite para aplicar uma calda de Enxofre e Cobre, para promover uma desinfeção natural. Em caso de dúvida peça uma visita de um técnico.

0 visualização0 comentário

©2021 - Root. All Rights Reserved. Designed & Developed by Broono

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn