8 alimentos para guardar longe do frigorífico

Guardar frutas e legumes no frigorífico é, na maioria dos casos, necessário. Porém, existem alguns hortofrutícolas que nunca devem ser refrigerados, sob pena de lhes ser retirado sabor e qualidade. As temperaturas frias podem mudar o sabor e textura do alimento para… pior! Seja pelo sabor ou textura ou simplesmente para ganhar espaço nas prateleiras deste eletrodoméstico, aqui ficam alguns alimentos que deve retirar já do frigorífico.

1. Abóbora

A abóbora não necessita de ir para o frio, ainda para mais quando se trata de um alimento que ocupa quase meio frigorífico! Guardá-la num local escuro, e deixar um pouco de espaço entre os outros alimentos é suficiente: as abóboras tendem a apodrecer se estiverem em contacto direto com outros vegetais.

2. Cebola

De acordo com a Associação Norte-Americana de produtores de Cebola, as cebolas doces devem estar no frigorífico, enquanto que as outras variedades se mantêm em bom estado numa zona escura e fresca da cozinha, mas longe das janelas. Apenas tenha o cuidado de as mover de local periodicamente. Tal como a abóbora, a exposição ao ar previne-as de apodrecer e de aparecerem manchas negras.

3. Batatas

As temperaturas frias do frigorífico causam descoloração e uma alteração no sabor. Guarde as batatas fora do alcance direto da luz solar.

4. Batata Doce

O frio também não é muito amigo das batatas doces. Elas dão-se melhor numa zona escura da cozinha.

5. Gengibre

Guardar gengibre no frigorífico pode torna-lo seco e pegajoso. Tenha apenas cuidado em guardá-lo afastado da luz direta. Porém, para o gengibre descascado o armário da cozinha já não é solução: nesse caso, deve secar o gengibre descascado com uma toalha seca e limpa, e armazena-lo num saco de plástico, com o mínimo de ar possível.

6. Alho

Os dentes de alho ficam bem no armário da cozinha.


ervas

7. Ervas Frescas

As ervas armazenadas num armário podem, por vezes, crescer raízes. Elas podem ser colocadas no solo e crescer uma nova planta, caso isto lhe aconteça! Existem algumas exceções mas, no geral, as ervas frescas, como o manjericão, mantém-se muito melhor numa janela solarenga, com a base submersa num copo de água, tal como uma flor cortada.

Mudar a água todos os dias (ou de dois em dois), e as ervas devem durar-lhe cerca de uma semana. No frigorífico, elas tendem a murchar e aparentarem “tristeza” ao fim de um par de dias.

8. Bananas

Guardar as bananas no frigorífico não é benéfico. A pele fica preta, e elas estragam-se mais facilmente à temperatura “adversa” que encontra dentro do frigorífico.

Tomates…

Os tomates não estão nesta lista por uma simples razão: é que a melhor forma de armazenamento ainda suscita um debate. O melhor método aparenta variar dependendo de quem responde à questão. Algumas pessoas dizem que é indubitavelmente melhor armazenar os tomates num armário para evitar que percam a textura e o sabor, enquanto outros dizem que o tomate pertence apenas e só ao frigorífico. Você decide!

0 visualização0 comentário

©2021 - Root. All Rights Reserved. Designed & Developed by Broono

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn