5 razões para beber leite durante o verão

Com a chegada do verão, do calor, do sol e das férias, por vezes descuidamos um aspeto importante na nossa vida: a nutrição. O leite e os produtos lácteos são alimentos muito completos que nos providenciam, apenas com uma pequena dose, parte dos nutrientes que o nosso corpo necessita a cada dia.

O “Livro Branco dos Lácteos”, editado pela Federação Nacional de Indústrias Lácteas, de Espanha, (FeNil), reúne dados de alguns estudos que manifestam os benefícios gerados pelo consumo de lácteos, entre eles o leite, demonstrando que cobrem necessidades de hidratação, energéticas e nutricionais que devem ser objeto de atenção especialmente no verão.

As cinco principais razões para consumir lácteos no verão:

1. Hidratação:

Durante os meses do verão, devido à transpiração, perdemos uma quantidade importante de água do corpo, para além de muitos sais minerais necessários para as atividades diárias. O leite contém entre 88 e 91 gramas de água por cada 100 gramas de leite, sendo também uma fonte de vitaminas, como a A, D e E, e de minerais, como o cálcio ou o magnésio, entre outros.

2. Bronzeado mais saudável:

O leite, assim como o queijo, a manteiga ou os iogurtes, contêm duas vitaminas para processar o bronzeado: a vitamina D e a E. A primeira reage à exposição solar protegendo a pele e facilitando a absorção do cálcio pelos ossos. A vitamina E favorece a capacidade regenerativa da pele, diminuindo a velocidade de descamação da mesma e ajudando a conservar o moreno durante mais tempo.

3. Manter a linha:

Os lácteos são alimentos que contêm uma alta concentração de cálcio e proteínas, propriedades que têm um efeito saciante e que ajudam a evitar a sensação de fome entre as refeições. Para além disso, existe uma estreita relação entre o consumo de produtos com cálcio e a regulação da gordura corporal.

4. Dormir melhor:

O calor noturno impede muitas pessoas de dormir bem no verão. Por isso, um copo de leite antes de deitar é um remédio caseiro que ajuda a dormir. O leite e os produtos lácteos contêm triptofano, um aminoácido essencial que promove a libertação da serotonina e que ajuda a regular o sono, tão importante para o dia a dia.

5. Grande variedade de produtos:

Os lácteos podem ser encontrados em variadíssimas formas – iogurte, natas, queijos, entre outros – e são a base de um grande número de receitas.

O verão é um desafio para o corpo. Por isso, é importante manter o corpo continuamente hidratado e evitar a excessiva perda de vitaminas e minerais pela transpiração. Um consumo diário de 2 a 4 rações de lácteos por dia, fornece os nutrientes necessários para o dia a dia com uma dieta equilibrada e saudável.

Fonte: texto traduzido e adaptado de Agrodigital.com.

0 visualização0 comentário

©2021 - Root. All Rights Reserved. Designed & Developed by Broono

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn