30 de março - Webinar: "A importância do regadio no contexto das alterações climáticas"

O webinar sobre "A importância do regadio no contexto das alterações climáticas", decorre no dia 30 de março pelas 15 horas, na página de Facebook do Eurodeputado, Álvaro Amaro.

A mesa de debate juntará os convidados Tânia Cota, da Divisão do Clima e Alterações Climáticas do IPMA; José Pedro Salema, administrador da EDIA; Jorge Froes, da Associação +TEJO, promotora do Projeto Tejo; e José Núncio, presidente da Fenareg e dos Irrigants d’Europe.


Desde o ano 2000, temos assistido às maiores secas dos últimos 100 anos. Segundo dados apurados pelo Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA), os anos mais quentes registados desde 1931 ocorreram, igualmente, desde o ano 2000.


Os especialistas afirmam que mais grave do que a diminuição da precipitação média anual é o aumento da recorrência de fenómenos meteorológicos extremos, como as secas ou as cheias.

É por isso crucial resolver a questão da distribuição e de armazenamento de água em Portugal, quer por alturas do ano, quer geograficamente. O país, apesar de não ter falta de água, apenas armazena 20% da água que chega ao território.


O webinar possibilita uma reflexão estratégica em torno dos problemas do regadio em Portugal e das soluções, especialmente no que toca ao aumento do armazenamento da água, como estratégia para combater as secas e tornar o país mais resiliente em face das inevitáveis alterações climáticas.


O webinar irá decorrer em direto na página de facebook do eurodeputado Álvaro Amaro e não é necessária inscrição prévia.


Programa


15:00 Abertura Eurodeputado Álvaro Amaro


15:05 Alterações Climáticas – Que impactos para a Agricultura Portuguesa Eng. Tânia de Moura Cota, Técnica Superior na Divisão do Clima e Alterações Climáticas do IPMA


15:20 Regadio 20|30 – Levantamento do Potencial de Desenvolvimento do Regadio de Iniciativa Pública no Horizonte de uma Década Eng. José Pedro Salema, administrador da EDIA - Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva


15:35 Projeto Tejo e a ligação Douro - Tejo - Guadiana – Algarve Eng. Jorge Avelar Froes, ASSOCIAÇÃO +TEJO, promotora do Projeto Tejo


15:50 As associações de regantes em Portugal e o regadio europeu Eng. José Núncio, presidente da Fenareg e dos Irrigants d’Europe


16:05 Perguntas e Respostas


16:25 Encerramento: Eurodeputado Álvaro Amaro

55 visualizações0 comentário

©2021 - Root. All Rights Reserved. Designed & Developed by Broono

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn