15 plantas que ajudam a controlar pragas de forma biológica

Os agricultores sempre conviveram com plantas silvestres, intercalando-as nos seus cultivos. Com isso, pretendem criar associações de plantas que protejam os cultivos de forma natural e biológica: aumentar a biodiversidade parece ser um bom caminho a seguir.

Esta é uma forma de repelir naturalmente insetos ou pragas não desejadas. Ter uma horta biológica requer cuidado e dedicação. Uma boa forma de mantê-la natural, sem utilizar produtos químicos como pesticidas, é plantar perto (ou dentro!) dos nossos cultivos algumas das variedades de plantas que enumeramos abaixo.

Os patógenos encontram normalmente as suas plantas hóspedes através da visão e/ou olfato. Intercalar plantas aromáticas ou de odor forte pode fazer com que se desorientem. Plantar flores vistosas pode distrair os patógenos que normalmente procuram plantas menos visíveis. Com este tipo de plantas o que vamos conseguir é aumentar a atração de uns e diminuir a de outros.

1. Calêndula: repele pulgões, percevejos, mosca branca e nematodes. Repele o escaravelho do espargo. Atrai muitos insetos benéficos para uma horta


Calendula_officinalis


alecrim3

tanaceto

menta

tomilho-plantacao

cravo

coentro

Geranio-Pelargonium-domesticum-

erva-cidreira


cinco_chagas

absinto

manjericao

lavanda
1 visualização0 comentário

©2021 - Root. All Rights Reserved. Designed & Developed by Broono

  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn